Carregando... Aguarde...

Newsletter


Por que os alimentos orgânicos são mais saudáveis?

Postada em 4th Apr 2011 @ 11:15 AM

Segundo os resultados de pesquisa realizada em Chicago (Estados Unidos) e, publicada no "Journal of Applied Nutrition", existe uma acentuada diferença no conteúdo de alguns minerais essenciais do alimento orgânico, em relação aos convencionais: 63% a mais de cálcio; 73% a mais de ferro; 118% a mais de magnésio; 178% de molibdênio; 91% de fósforo; 125% de potássio; 60% de zinco e menos 29% de mercúrio.

O alimento orgânico fresco possui menos água em sua composição (em média 20% menos), o que significa que os nutrientes estão mais concentrados. Por isso são alimentos mais ricos em nutrientes, têm mais açúcar, daí o sabor mais adocicado que se percebe nos vegetais de cultura orgânica. Tendem a ter níveis mais altos de vitamina C e no caso, por exemplo, dos tomates orgânicos, possuem 23% a mais de vitamina A do que os cultivados via cultura convencional.

Há estudos brasileiros, como o de Francisco Luiz Câmara, da UNESP (Universidade do Estado de São Paulo), que revelaram que cenouras cultivadas sem fertilizantes ou pesticidas, por exemplo, têm mais vitamina A e betacaroteno que as de culturas convencionais.

A produção orgânica de alimentos é uma das recomendações da OMS (Organização Mundial da Saúde) para reduzir o índice de doenças decorrentes do padrão 'moderno' de alimentação, que hoje já alcança 70% dos casos relatados.

Importante lembrar: alimentos de cultura orgânica também precisam ser lavados e manuseados segundo os procedimentos normais de higiene. Uma dica bem legal é deixá-los de molho, em água acidificada com o suco fresco de limão (para cada 1 litro de água, suco de 1 limão).

Outro alerta: carne orgânica, açúcar orgânico, café e cachaça orgânicos são igualmente danosos à saúde humana.

Conceição Trucom é química, cientista, palestrante e escritora sobre temas voltados para alimentação natural, bem-estar e qualidade de vida.

 

fonte: http://www.docelimao.com.br/site/desintoxicante/cultura-organica/249-por-que-os-alimentos-organicos-sao-mais-saudaveis.html